> Todas as Noticias > Noticia


Viva Dominguinhos

O Festival "Viva Dominguinhos", que teve a sua 1ª edição realizada no ano de 2014 para abrir o São João do Nordeste, será transformado em Patrimônio Cultural e Imaterial de Garanhuns. 

Um Projeto do Governo Municipal foi enviado à Câmara de Vereadores de Garanhuns pelo Executivo, discutido pelas Comissões, aprovado e colocado em votação na Reunião Ordinária do último dia 16 de maio e aprovado em Plenário.

A aprovação, que teve a unanimidade dos Vereadores presentes será sancionada pelo Prefeito de Garanhuns passando  a ser,  oficialmente, PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE GARANHUNS.

Esta, segundo os vereadores, é uma justa homenagem ao filho ilustre de Garanhuns, que levou através da música, aos longínquos recantos deste pais e do mundo o nome de Garanhuns e Pernambuco e, por isso,  nada mais justo do que render a esse ilustre garanhuense esta homenagem. 

- José Domingos de Moraes, Dominguinhos,  nasceu em Garanhuns-PE, no dia 12 de fevereiro de 1942, filho do sr. Chicão, afinador de sanfona,  e dona Mariinha, dona de casa, ambos alagoanos.  José Domingos  morreu em São Paulo, no dia 23 de Julho de 2013 às 18:00h , vítima de um câncer de pulmão. Seu corpo está sepultado no Cemitério de São Miguel em Garanhuns.  

Integrante de uma família numerosa, Dominguinhos teve 16 irmãos e foi ao lado de dois deles, Moraes e Valdomiro, que ele começou sua vitoriosa carreira quando formaram o “Trio Pinguim” onde ele, Dominguinhos, começou tocando triângulo, pandeiro e depois sanfona se tornando o maior sanfoneiro do Brasil, segundo seu mestre Luiz Gonzaga.