Ir para início Ir para conteúdo ir para menu ir para rodapé ir para o topo (87) 99657.0107 - 99657.0132
Câmara Municipal de Quipapá
  • A Câmara
    • Conheça A Câmara
    • Sobre a Câmara
    • Notícias da Câmara
    • Agenda
    • Leis Municipais
    • Competências
    • Lei Organica
    • Perguntas Frequentes - Legislativa
    • Regimento Interno
    • TV Câmara
    • Webmail
  • Vereadores
    • VEREADORES
    • Vereadores em Exercício
    • Mesa Diretora
    • Comissões Permanentes
  • Atos Legislativos
    • ATOS LEGISLATIVOS
    • Audiência Pública
    • Ata da Votação Nominal
    • Cotas para Exercício da Atividade Parlamentar/Verba Indenizatória
    • Decretos
    • Estrutura Organizacional
    • Julgamento das Contas do Chefes do Poder
    • Leis Municipais
    • Legislação Relacionada a Gastos dos Parlamentares
    • Lista de Presença/Ausência nas Sessões
    • Pauta das Comissões
    • Pauta das Sessões do Plenário
    • Portarias
    • Projetos de Lei
    • Relatório de Atividade dos Parlamentares
    • Relatório Circunstanciado
    • Requerimentos
    • Resoluções
    • Transmissão das Reuniões
  • Transparência
    • TRANSPARÊNCIA
    • Aviso de Licitação e Edital
    • Carta de Serviços
    • Resultado da Pesquisa de Satisfação
    • Portal da Transparência
    • Radar de Transparência Pública (ATRICON)
    • Contra Cheque Online
    • Leis Municipais
  • Serviços Digitais
    • SERVIÇOS DIGITAIS
    • Pedido de Informação (e-SIC)
    • Pesquisa de Satisfação
    • Portal da Transparência
    • e-SIC
    • Ouvidoria Legislativa
    • Radar Da Transparência Pública
    • Carta de Serviço
    • Ver Todos
  • Fale Conosco
    • FALE CONOSCO
    • Pedido de Informação (e-SIC)
    • Perguntas Frequentes
    • Ouvidoria
    • Telefones
Câmara Municipal de Vereadores Ouvidoria Legislativa Canal Câmara de Tags (live das reuniões) Fale Conosco
SERVIÇOS DIGITAIS
Mesa Diretora
Pautas
Atas das Reuniões
Requerimentos
Ouvidoria
Portal da Transparência
Home > Noticias


Câmara dos Deputados aprova projeto que modifica regras do ISS




O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (17) a votação do projeto de lei complementar que cria uma transição para a transferência do recebimento do Imposto sobre Serviços (ISS) da cidade sede do prestador do serviço para a cidade onde ele é efetivamente prestado. Devido às mudanças, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 461/17, do Senado, volta àquela Casa para nova votação.



Nas votações de hoje, os deputados mantiveram o texto do deputado Herculano Passos (MDB-SP), aprovado no último dia 2 de dezembro com 312 votos. Após um acordo entre os partidos, houve a desistência de destaques apresentados e o texto não sofreu alterações.



A mudança nas regras atinge casos com pulverização dos usuários de serviços como planos de saúde e administradoras de cartão de crédito.



Todas as decisões sobre a forma como o imposto será remetido a cada município ficarão a cargo do Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do Imposto sobre Serviços (CGOA), criado pelo projeto.



De acordo com o texto, são alcançados os serviços de planos de saúde; planos médico-veterinários; administração de fundos, consórcios, cartões de crédito e débito, carteiras de clientes e cheques pré-datados; e serviços de arrendamento mercantil (leasing).



O serviço de seguro saúde ficou de fora das novas regras porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 2018, que o ISS não incide sobre essa modalidade.



Histórico
A necessidade do projeto decorre de mudanças feitas pela Lei Complementar 157/16, que transferiu a competência da cobrança desse imposto do município onde fica o prestador do serviço para o município onde o serviço é prestado ao usuário final.



Assim, em alguns casos, por causa da pulverização dos usuários dos serviços, como planos de saúde e administradoras de cartão de crédito, haveria complexidade para lidar com legislações diferentes em cada localidade e com milhões de guias de recolhimento e prazos de pagamento diferentes.



Entretanto, diferentemente do projeto original do Senado, que fixava regras unificadas e remetia a arrecadação a um sistema padronizado, o substitutivo de Passos deixa todas as decisões desse tipo a cargo de um comitê.



Transição
O relator seguiu entendimento do Supremo para estabelecer uma transição na cobrança do imposto a fim de dar segurança jurídica aos municípios.



Até o fim de 2020, 66,5% do ISS nesses tipos de serviços ficarão com o município do local do estabelecimento do prestador do serviço e 33,5% com o município do domicílio do tomador.



Em 2021, será o inverso: 33,5% do ISS ficarão com o município do local do estabelecimento do prestador do serviço e 66,5% com o município do domicílio do tomador. Em 2022, 15% ficarão com a cidade do prestador do serviço e 85% com a cidade do tomador.



A partir de 2023, 100% do ISS ficará com o município do domicílio do tomador.



Se não houver um convênio, ajuste ou protocolo firmado entre os municípios interessados ou entre esses e o comitê, a cidade na qual está o tomador do serviço deverá transferir ao município do prestador a parcela do imposto que lhe cabe até o quinto dia útil seguinte ao seu recolhimento.



O município onde fica o tomador do serviço poderá atribuir aos bancos arrecadadores a obrigação de reter e transferir à cidade do estabelecimento prestador do serviço os valores correspondentes à sua participação na arrecadação do ISS.



Leasing
Quanto aos serviços de agenciamento, corretagem ou intermediação de contratos de arrendamento mercantil (leasing), de franquia (franchising) e de faturização (factoring), o relator optou por deixar de fora a mudança do município que ficará com a arrecadação, a qual continuará com a cidade do prestador do serviço.



Ele atendeu a pedido da Confederação Nacional de Municípios (CNM) porque esses serviços são prestados, em geral, por pessoas físicas, como no caso da intermediação de leasing de veículos, garantindo que não haja concentração da arrecadação em poucos municípios.



Entretanto, continua sujeito à nova regra de competência da cobrança o serviço de arrendamento mercantil propriamente dito.



Comitê
O Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do Imposto sobre Serviços será composto por dez membros, representando as regiões geográficas brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Haverá um representante das capitais de cada uma das regiões e um representante de cidades não capitais de cada uma delas.



Os representantes das capitais serão escolhidos pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP); e os das cidades que não são capitais serão indicados pela CNM.



Definições
A arrecadação do ISS nas situações já citadas caberá ao município onde mora o tomador do serviço.



No caso dos planos de saúde ou de medicina e congêneres, considera-se tomador do serviço a pessoa física beneficiária, vinculada à operadora por meio de convênio ou contrato. Mesmo quando houver dependentes vinculados ao titular do plano, será considerado apenas o domicílio do titular para fins de arrecadação.



Em relação aos serviços de administração de cartão de crédito ou débito, o tomador do serviço é o primeiro titular do cartão. Caberá à cidade em que o gasto for realizado ficar com o ISS correspondente.



O substitutivo considera administradores de cartões, para os efeitos da tributação, as bandeiras, as credenciadoras e as emissoras de cartões de crédito e débito.



O investidor será considerado o tomador do serviço de administração de carteira de valores mobiliários ou de administração e gestão de fundos e clubes de investimento.



No caso de administradoras de consórcios, o tomador do serviço é o consorciado.



Quanto ao arrendamento mercantil, o tomador do serviço é o arrendatário domiciliado no País, pessoa física ou jurídica contratante do serviço. No caso do arrendatário não domiciliado no País, o tomador é o beneficiário do serviço no País.



Em todas as transações envolvendo pessoas jurídicas, será considerada tomadora aquela unidade favorecida pelo serviço, independentemente da denominação (filial, sucursal, etc.).



  • ← Voltar
Câmara Municipal de Garanhuns - PE
CNPJ: 11.478.534/0001-44
Rua Joaquim Távora, 305 - Heliopólis - Garanhuns/PE - CEP 55290-000
E-mail: [email protected]
Fone: (87) 99657.0107 - 99657.0132
Atendimento: Seg à Sex 8h às 13h

Acesso Rápido

  • Agenda Oficial
  • Atas das Reuniões
  • Pautas das Reuniões
  • Requerimentos
  • Vereadores
  • Facebook

 

  • e-SIC
  • Glossário
  • Perguntas Frequentes
  • Mapa do Site
  • Ouvidoria
  • Instagram

Conheça A Câmara

  • Transparência
  • Breve Histórico
  • Regimento Interno
  • Lei Organica
  • TV Câmara Garanhuns
  • Lei nº 3650-2009 - Controle Interno
© 2025. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por IT Soluções Inteligentes.