Apostando na transparência das suas ações, a Câmara de Vereadores de Garanhuns vem investindo em ações que promovam a participação popular, bem como um acompanhamento mais detalhado do mandato dos Vereadores. Seja através da Tribuna Popular; do Site Oficial ou das Redes Sociais, as informações quanto a tramitação de projetos e proposições na Casa Raimundo de Moraes, vêm se tornando cada vez mais acessíveis aos cidadãos Garanhuenses.
"Através do Site Oficial é possível conferir as pautas e atas das Reuniões Ordinárias; conhecer o histórico e manter contato com os Parlamentares, bem como acessar suas proposições e projetos. Também disponibilizamos todos os Atos Oficiais e as Leis Municipais, assim como garantimos o acompanhamento da execução Orçamentária e Pessoal da Câmara", ressalta o presidente da Câmara, o vereador Johny Albino.
Além da transparência nos atos oficiais, a Câmara de Garanhuns ainda mantém canais de comunicação nas plataformas YouTube; Instagram e Facebook com notícias sobre a tramitação das matérias e requerimentos apresentados pelos Vereadores. "Também transmitimos todas as reuniões, sejam ordinárias, das Comissões e audiências públicas, em tempo real pela TV Câmara Garanhuns na Internet, o que possibilita que os cidadãos exercem o acompanhamento social dos trabalhos da Câmara Municipal de onde estiverem", complementa Johny Albino.
TRIBUNA POPULAR - Além dos canais virtuais, também é possível interagir com o Legislativo Garanhuense de forma presencial, seja por meio do acompanhamento das reuniões no Plenário, que por conta da Pandemia segue as determinações sanitárias; ou via Tribuna Popular, cuja regulamentação foi proposta numa resolução apresentada pelo vereador Juca Viana (PTB).
"A Tribuna Popular é instrumento que permite a sociedade civil organizada fazer uso da palavra durante as sessões ordinárias da Câmara, podendo tratar de assuntos de interesse comunitário", destaca o Presidente. Para fazer uso do Instrumento, o representante da entidade civil organizada deverá protocolar Requerimento na Secretaria do Poder, assinando um termo de responsabilidade, que descreve um resumo do assunto sobre o qual deseja abordar, sendo vedada a exposição de questões pessoais, ofensas a parlamentares ou para outros fins que não sejam o interesse coletivo da comunidade Garanhuense.
MAIS TRANSPARÊNCIA - Além dos canais disponibilizados, a Mesa Diretora da Câmara de Garanhuns ainda planeja lançar projetos visando aproximar o Poder Legislativo da população, sobretudo dos cidadãos mais jovens. "A meta é instituir projetos que promovam a participação de estudantes no cotidiano da Câmara. Queremos que o cidadão seja formado conhecendo o importante papel do Vereador; as suas atribuições e responsabilidades. Todavia essas ações só serão implementadas após o término da Pandemia", explicou o presidente da Câmara, Johny Albino.
REGRESSO DAS ATIVIDADES
LEGISLATIVAS - E depois de um recesso parlamentar previsto na Lei Orgânica do
Município, a Câmara de Garanhuns retomará as atividades legislativas nessa quarta-feira, dia 11, com a realização da 1ª Reunião Ordinária do 2º Período
Legislativo de 2021. O Encontro, previsto para ter início às 10h, será
transmitido pela TV Câmara Garanhuns, via Facebook e YouTube.